quarta-feira, 6 de maio de 2009



Não pude estar na última aula, dia 30/04, pois estava participando da Semana acadêmica da pós-graduação da Febf. Como uma aluna exemplar que sou ( rsrsrs ), estou postando a atividade proposta pelo professor Ivan. Lemos um texto bastante interessante sobre os processos iniciais de leitura e escrita da Rosineide de Souza, em que ela fala sobre a sistematização do aprendizado da leitura e da escrita. Nos foi pedido que propôssemos atividades para cada processo que a criança enfrenta. São eles:

Memorização do texto oralmente e a leitura do texto no quadro ou no cartaz: Discutindo com o grupo, pensamos em trazer uma música, que se traa de um recurso apreciado por qualquer criança. Escolhemos a música Meu lanchinho, e propomos cantá-la junto com os alunos apontando no quadro cada palavra que estará sendo pronunciada. Enquanto formos cantando , vamos apagando algumas palavras da letra da música, e ao repetí-la pedimos para os alunos dizerem quais são as palavras que estão faltando. Optamos por uma canção pois a mesma estimula a fala na criança, faz com que ela se familiarize com algumas palavras e conheça como as mesmas são formadas.


Exercícios de identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial: Pedimos para que as crianças tragam para a aula embalagens de produtos que elas conheçam ou utilizam em seu cotidiano. Depois perguntamos se elas sabem dizer o que está escrito em cada rótulo, e quais são os nomes ou palavras que também podem começar com a inicial de cada produto. Ex: Trakinas = Talita = Tesoura . Esse exercício auxiliará a criança na familiarização com as palavras do seu cotidiano, que conheçam as letras e diferenciem-nas.


Exercícios de identificação de sílabas iguais a partir dos sons: Nessa tarefa podemos aproveitar todo o nosso ambiente de aula. Escrevemos o nome de cada objeto que temos na sala (ex: porta, carteira, mesa), e colamos nesses respectivos objetos. Após essa primeira parte perguntamos aos alunos se eles conseguem visualizar similaridade na estrutura de algumas palavras(ex: cadeira, carteira, caderno). Podemos ajudá-los falando sobre as sílabas... Com esse trabalho a criança começará a discernir e a identificar os sons de determinados agrupamentos de letras (a exemplo das sílabas).


Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas: Para essa aula a criança levará alguns recortes de palavras. Pedimos então para que ela mude as letras iniciais dessas palavras e perguntamos se elas já ouviram essas novas palavras que elas "criaram" (ex: Boneca -> Caneca ). Além de estimularmos a escrita em nossos alunos, essa atividade fará com que eles enriqueçam o seu vocabulário.




Gêneros textuais x Tipos Textuais:

Os tipos textuais referem-se á estrutura do texto, podendo ser esta narrativa ( fornece informações sobre determinado local e tempo do fato narrado), argumentativa ( defesa de idéias), injuntiva (possuem ações a serem realizadas), expositiva ( expõem alguma situação) e, descritiva (explora os detalhes). O gêneros textuais diferenciam-se da tipologia textual pois, estas produções são ligadas á práticas sociais, podendo ser qualquer produção escrita ou oral de um indivíduo. Exs: cartas, bilhetes...

Fonte: Wikipédia



quinta-feira, 30 de abril de 2009

Me apresentando...

Me Chamo Camila, mais conhecida como "Camilinha" pelos colegas devido á minha "alta estatura" (shuashua...). Estou cursando o 5º período de pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febef), e também estou fazendo um cursinho de línguas (francês).
Criei este blog para a postagem de trabalhos no meu portfólio eletrônico da disciplina TAElPI ministrada pelo professor Ivanildo Amaro.
Bom, moro com a minha mãe, com meu irmão (um engraçadinho que não quer saber de estudar...), e com o meu filhote lindo! ( um poodle de 9 aninhos!!). Algumas perguntas foram entregues á turma para o auxílio da construção desta apresentação e uma pergunta me instigou bastante... "um desafio que venci foi...". Naquele momento respondi que um grande desafio foi ter passado no vestibular e ter entrado num curso que eu mal conhecia...mas agora, depois de ter pensado melhor, preciso completar a minha resposta. Acho que difícil para mim foi, e ainda está sendo amadurecer... tenho um amigo (que além de doido é professor de artes e de português) que sempre me dizia que "crescer dói". Eu não compreendia a profundidade daqueles palavras, mas com a necessidade de de tomar as minhas próprias decisões e, "andar com as minhas próprias pernas", pude observar que crescer realmente causa alguns momentos de "loucura"!!!. Ainda mais pelo fato de ser filha única e receber aquele chamego todo que só a nossa mãe sabe dar... (rsrs). Pressão do vestibular, a escolha do curso, a procura por emprego, o namoro quase noivado (e por falar nisso , o meu namorado , Fernando, é o professor de física mais gatinho desse planeta!. "Te amo negão!!"),a perda do meu mais que amado avô, "professores" nada exigentes que nos "pedem" para criarmos um blog (algo totalmente novo para mim! nada que uma boa pressão desse pessoal né... shuahua brincadeirinha professor!!;)).
É, o que na verdade me conforta é saber que sirvo á um Deus que está na direção da minha vida...
Bom, por enquanto é só isso... Grosses bises!