quarta-feira, 6 de maio de 2009



Não pude estar na última aula, dia 30/04, pois estava participando da Semana acadêmica da pós-graduação da Febf. Como uma aluna exemplar que sou ( rsrsrs ), estou postando a atividade proposta pelo professor Ivan. Lemos um texto bastante interessante sobre os processos iniciais de leitura e escrita da Rosineide de Souza, em que ela fala sobre a sistematização do aprendizado da leitura e da escrita. Nos foi pedido que propôssemos atividades para cada processo que a criança enfrenta. São eles:

Memorização do texto oralmente e a leitura do texto no quadro ou no cartaz: Discutindo com o grupo, pensamos em trazer uma música, que se traa de um recurso apreciado por qualquer criança. Escolhemos a música Meu lanchinho, e propomos cantá-la junto com os alunos apontando no quadro cada palavra que estará sendo pronunciada. Enquanto formos cantando , vamos apagando algumas palavras da letra da música, e ao repetí-la pedimos para os alunos dizerem quais são as palavras que estão faltando. Optamos por uma canção pois a mesma estimula a fala na criança, faz com que ela se familiarize com algumas palavras e conheça como as mesmas são formadas.


Exercícios de identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial: Pedimos para que as crianças tragam para a aula embalagens de produtos que elas conheçam ou utilizam em seu cotidiano. Depois perguntamos se elas sabem dizer o que está escrito em cada rótulo, e quais são os nomes ou palavras que também podem começar com a inicial de cada produto. Ex: Trakinas = Talita = Tesoura . Esse exercício auxiliará a criança na familiarização com as palavras do seu cotidiano, que conheçam as letras e diferenciem-nas.


Exercícios de identificação de sílabas iguais a partir dos sons: Nessa tarefa podemos aproveitar todo o nosso ambiente de aula. Escrevemos o nome de cada objeto que temos na sala (ex: porta, carteira, mesa), e colamos nesses respectivos objetos. Após essa primeira parte perguntamos aos alunos se eles conseguem visualizar similaridade na estrutura de algumas palavras(ex: cadeira, carteira, caderno). Podemos ajudá-los falando sobre as sílabas... Com esse trabalho a criança começará a discernir e a identificar os sons de determinados agrupamentos de letras (a exemplo das sílabas).


Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas: Para essa aula a criança levará alguns recortes de palavras. Pedimos então para que ela mude as letras iniciais dessas palavras e perguntamos se elas já ouviram essas novas palavras que elas "criaram" (ex: Boneca -> Caneca ). Além de estimularmos a escrita em nossos alunos, essa atividade fará com que eles enriqueçam o seu vocabulário.




Gêneros textuais x Tipos Textuais:

Os tipos textuais referem-se á estrutura do texto, podendo ser esta narrativa ( fornece informações sobre determinado local e tempo do fato narrado), argumentativa ( defesa de idéias), injuntiva (possuem ações a serem realizadas), expositiva ( expõem alguma situação) e, descritiva (explora os detalhes). O gêneros textuais diferenciam-se da tipologia textual pois, estas produções são ligadas á práticas sociais, podendo ser qualquer produção escrita ou oral de um indivíduo. Exs: cartas, bilhetes...

Fonte: Wikipédia



2 comentários:

  1. As atividades são bem pertinentes e atendem aos objetivos. Sugiro que procurem fazer uma detalhamento maior da realização das atividades. Outra coisa, percebi que, apesar de eu ter demorado a passar por aqui, seu portfólio está bem desatualizado... Que tal colocá-lo em dia até o dia 31/05?? Vai ficar apertado, mas como acumulou...

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  2. Você acrescentou alguns aspectos sobre gêneros e tipos textuais. Entretanto, a explicação dos conceitos precisam de maior aprofundamento. A wikipedia não é uma fonte muito confiável. Sugiro que dê uma olhada nos textos que estão indicados na parte inferior do blog da disciplina.

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