segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fala e Escrita



Na aula do dia 14/05, tivemos contato com o texto Oralidade e escrita- prespectivas para o ensino da língua materna, de Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia Andrade e Zilda Aquino, onde são apresentados alguns fatores essenciais para a efetivação de uma atividade conversacional e escrita. A importância da fala no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, a estrutura do texto falado e escrito e, a produção do texto escrito são alguns dos tópicos analisados nessa produção textual.
Os autores falam sobre a importância da escola, não de ensinar o falar para a criança, mas sim, apresentá-la as diferentes maneiras possíveis de executar a linguagem oral (p.12). Eles defendem a idéia de que a linguagem é subjugada pela produção escrita, não sendo aquela observada como de suma importância para a aquisição da escrita, pelo fato de ser a primeira forma de comunicação que desenvolvemos. Enfim, podemos analisar que a nossa produção conversacional é constituída coletivamente, obedecendo á regras que permeiam a interação entre os locutores e, que a escrita não é desenvolvida á parte da comunicação oral e sim, uma interfere na constituição da outra.

Um comentário:

  1. Camila, você iniciou a reflexão sobre o texto... É evidente que, após concluirmos as análises dos exercícios, você poderá ampliá-la. Muito bem!

    ResponderExcluir