terça-feira, 2 de junho de 2009


Na última aula, dia 28/05, foram realizadas dinâmicas de grupo com a nossa turma de Taelp I. O objetivo era que todos participassem do debate , e que todos levantassem questionamentos sobre o texto Contextos de Alfabetização na aula de Ana Teberosky e Núria Ribera.
Após a leitura do texto e, de refletir sobre as afirmações que as autoras trouxeram, passei a analisar algumas crianças á minha volta, umas com pais que pouco lêem e outras, (uma em especial) que suas famílias incentivam e participam de seu desenvolvimento escolar. Estas últimas têm em seu lar indivíduos que possuem a paixão pelo conhecimento e cultivam a prática da leitura e da escrita de seus filhos. Num ambiente menos favorecido, pude observar que a ausência da participação dos pais acarreta numa responsabilidade ainda maior para professores e nós, professores em formação.
Toda essa realidade acaba por motivar-nos a fazer da nossa sala de aula um ambiente de produção e interação de aluno e professor promovendo a participação de nossas crianças em seu processo de aprendizagem (p.61).

Um comentário:

  1. Boas percepções... É importante direcionar o olhar para o cotidiano de modo a perceber as relações entre os aspectos teóricos e a realidade... Continuo com a sugestão de que pode-se aprofundar a reflexão sobre o texto...Focalize os aspectos importantes, ou seja, os diversos contextos de alfabetização que foram apresentados. Focalize seus detalhes. Coloque sua compreensão relacionando com a realidade.

    ResponderExcluir