segunda-feira, 1 de junho de 2009


No dia 21/05 começamos a analisar o texto Contextos de alfabetização na sala de aula, de Ana Teberosky e Núria Ribera, que faz uma reflexão sobre as possíveis influências que o meio em que a criança está inserida pode ter em seu desenvolvimento escolar e sobre a importância da nossa participação como professores e família sendo incentivadores e motivadores desse processo. As autoras trabalham no decorrer do texto os conceitos de construtivismo ( aqui a criança, mesmo que de uma classe desfavorecida, possue conhecimentos e os adquire através de informações que recebe em seu cotidiano) e de sócio-construtivismo ( essa perspectiva defende a idéia de que a criança de clásse média tem um melhor desempenho escolar devido á sua convivência com pais leitores e escritores). De acordo com o texto, a manipulação de diferentes objetos de leitura (livros, jornais, revistas), a observação da criança, e a interação da mesma com os leitores e escritores que convive (família, educadores...) possibilita que a mesma tenha um maior aproveitamento de todas as informações que á cerca em seu processo de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Você iniciou a discussão... Que tal aprofundar um pouco mais a sua reflexão sobre o texto??

    ResponderExcluir