terça-feira, 28 de julho de 2009

"Em síntese..."


Estou de volta para falar um pouco sobre a experiência que tive na disciplina Taelp I, onde estudamos um pouco sobre a complexa tarefa de se trabalhar com alfabetização infantil. Bom, em outras disciplinas eu pude ter um certo "contato" com a idéia de valorizar toda a bagagem cultural que a criança traz da sua vida social, mas não de utilizar desse conhecimneto na formação desse indivíduo. Muito me instigou a idéia de não apagar todo o conhecimento pertencente á criança a partir do momento em que ela entra em sala, apesar disso frequentemente acontecer em nossas escolas...

Rever a importância que a instituição familiar tem no processo de aquisição da leitura e da escrita, me fez compeender muito mais a importância de um ambiente familiar onde a criança sinta-se estimulada pela família a ler e a escrever. A participação da mesma mostra-se essencial na vida escolar das nossas crianças, que em todo tempo observam as nossas ações.

Em algumas aulas me senti confrontada nos momentos de discussões sobre alguns textos. Mas essa complexidade que os constitue fez com que eu me dedicasse um pouco mais nesse período de contínua formação. Até então não tinha "me tocado" como é complexa a estrutura de um texto escrito e até mesmo da linguagem oral.

Após a minha experiência no estágio em educação pré-escolar pude observar o quão difícil é a tarefa de alfabetizar e tentar preparar os nossos alunos para toda uma vida escolar. Compreendo que acima de toda teoria está o empenho e a vontade de, nós profissionais, utilizarmos desses conhecimentos e tentar tornar mais prazerosos os momentos de aprendizagem.

Todo o material utilizado pelo professor Ivan contribuiu para a nossa formação e aprofundamento no assunto... cada um, com a sua singularidade, proporcionou um maior esclarecimento desse processo de aquisição da leitura e da escrita.

Bom, espero conseguir fazer uso de toda a bagagem de conhecimento que adquirimos nessa trajetória e, de alguma forma, contribuir para a formação de nossos educandos. Parabenizo a iniciativa do professor Ivan Amaro nesse desafio de ensinar, aprender e compartilhar...

Um grande abraço a todos e prometo voltar logo!!!

Um comentário:

  1. Nayara, fico feliz que tenha fechado com êxito o semestre!! Nossa proposta foi encerrada com alcance dos objetivos por vocês e por mim!! Acreditar que é possível fazermos a diferença é que faz com avancemos na direção de uma educação de qualidade e que leve os alunos a aprendere!!!

    ResponderExcluir