quarta-feira, 22 de julho de 2009

Olá pessoal!
Depois de assistir o vídeo abaixo na minha aula sobre EAD, fiz essa reflexão sobre a importância de nós educadores usufruirmos dos benefícios oferecidos pelas novas tecnologias ao nosso cotidiano de ensino-aprendizagem.


Ser professor no séc. XXI

Bom, muito se tem discutido sobre a demanda pedagógica que emerge na atualidade . Observando nossos alunos percebemos que suas necessidades e curiosidades têm uma grande influência em sala de aula. O perfil de nossas crianças ultrapassa ao de meros receptores para o de participantes na construção do conhecimento. Elas não apenas nascem imersas á um mundo de tecnologias, mas também, desde cedo mantêm o contato com essas inovações. De acordo com a teoria sócio-construtivista, a criança traz consigo conhecimentos prévios á escola que muito poderão contribuir nessa longa jornada do aprender.

Ouvimos dizer que o perfil do novo professor não se limita ao de facilitador do conhecimento necessitando, acima de tudo, interagir amplamente com os educandos, promovendo uma construção do conhecimento, aproveitando também do uso das novas tecnologias que muito facilitam e dinamizam o aprendizado. Infelizmente essa geração se encontra em meio á ideologia do "descartável" onde tudo, inclusive nosso conhecimento, e prática docente, necessitam ser reavaliados e atualizados de acordo com os imprevistos e os processos na construção dos saberes.

No mundo em que vivemos percebemos a crescente necessidade de trabalhar de maneira criativa, inovadora e instigante, usando de novas tecnologias mas também questionando as suas constribuições na construção do nosso ser. Todas as transformações ocorridas no mundo acabam por afetar as relações escolares, favorecendo um trabalho interdisciplinar e não linear, já que somos bombardeados por informações de fontes diversas que num dado momento se completam . Necessitamos então de uma pré-disposição para um trabalho aberto a caminhos distintos que se adequem ao novo perfil de aluno que nos deparamos, preparados para o uso crítico da tecnologia e prontos para a constante formação de nós educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário